Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Olá...



Olá novamente pessoal...

Agradeço as mensagens do Blog! Estamos felizes e satisfeitos com os resultados alcançados. Vocês foram o MÁXIMO !!!!! Estamos com saudades de todos!!!!

A equipe da DOCUMENTO deseja às escolas uma ótima passagem de ano e que a cada vez mais possamos compartilhar nossos conhecimentos !!!!!!!! Que 2009 seja um ano de sucesso a todos!!!


8 comentários:

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito e queria que tivesse de novo,foi tão legal.Gostei das atividades,das brincadeiras do primeiro dia ate o ultimo.E gostei muito de conhecer vocês.


Guilerme R.Cruz
3ªB escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu adorei a semana de arqueologia e também adorei o profºPedro ele é engraçado e a profªGabriela é um pouco quieta,os dois são legais.Eu aprendi muita coisas na semana de arqueologia.

Dyego dos Santos
3ªB escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei de tudo eu amei tudo e foi interessante e se tivesse de novo eu iria gostar.Eu gostei do profºPedro e da profªGabriela e de tudo mesmo.

Vitória M da Silva
3ªB escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei da arqueologia e me divertir muito e aprendi muito.Eu aprendi sobre o esqueleto,sobre os indios,sobre os paises e mais sobre a ilha Diana.

Aline Seca do Nascimento
3ªB escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia o professor Pedro e a professora Gabriela são muitos legais.Quero ver vocês novamente.Obrigada


Giselle F.Ribeiro
3ªB escola Marechal do Ar

Unknown disse...

Olá Pessoal!

Já tentei mandar mensagem mas não consegui. Vamos tentar novamente.
Adorei ter participado da semna de arqueologia com toda equipe escolar, a Documento e a Embraport.
Estou com saudades.
bjs em todos.
Angela

Unknown disse...

Olá!!
Acho que deu certo, estou anciosa para recebermos a cartilha mesmo não estando na escola da Base estou participando das reuniões.
Está ficando linda....
Parabéns a todos.
beijos
Angela

Documento Ecologia e Cultura disse...

Cartilha Patrimonial é publicada

A Cartilha Patrimonial é uma obra pioneira e inovadora no âmbito da literatura arqueológica. A produção da Cartilha Patrimonial trouxe consigo o propósito de mostrar que o conhecimento patrimonial só é considerado efetivo, quando compartilhado. Afinal, o conhecimento, seja ele patrimonial ou não, só pode ser construído a partir do compartilhamento de informações entre pessoas de todas as idades, gerações e oriundas de todas as comunidades.

A Cartilha Patrimonial foi desenvolvida pela DOCUMENTO Patrimônio Cultural e Arqueologia, em parceria ao Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE/UNICAMP) e publicada no mês de Maio de 2009. A produção deste material promoveu a participação das comunidades indígenas ligadas ao Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu (IPEAX) durante a elaboração do conteúdo oferecido no material.

Para a produção da Cartilha Patrimonial, os indígenas colaboraram com ilustrações que contam a História e compartilham informações sobre Patrimônio Natural e Cultural da região Portuária de Santos (SP), herança deixada pelos seus antepassados. A cartilha, destinada às crianças, irá oferecer a esta geração e às gerações futuras, conhecimentos patrimoniais daquela região portuária. A Cartilha Patrimonial subsidiará as crianças (os “pequenos conhecedores” de hoje) com informações importantíssimas sobre o compromisso que todos nós devemos firmar: o de preservar nosso Patrimônio, compartilhando todos estes conhecimentos com as gerações futuras.