Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008


O evento Patrimônio Cultural - Semana de Arqueologia tem como meta promover o debate sobre o patrimônio cultural da Baixada Santista, bem como transmitir à comunidade escolar o conhecimento adquirido através dos estudos desenvolvidos pelo Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural - Terminal Portuário Embraport.

É um evento que vai dialogar com os professores e alunos da Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, da UMER Monte Cabrão e da UMER Ilha Diana. Participarão do evento todos os 1.303 alunos do Ensino Fundamental, Ciclos I e II (turmas da manhã e tarde)!!!

A primeira fase do evento já começou!

A partir de agosto/08 foram iniciadas as reuniões de planejamento.

No sábado, dia 25 de Outubro, aconteceu o primeiro módulo da Capacitação dos Professores!! Foi um encontro muito produtivo. Nele discutimos diferentes aspectos do patrimônio cultural existente nos municípios da Baixada Santista, especialmente Santos e Guarujá, como valorizá-los e preservá-los!!!!!

Este encontro contou com palestras da Dra. Erika Robrahn-González, do Dr. Wagner Bornal e, principalmente, com a participação dos professores das escolas envolvidas!!!

No sábado, dia 01 de Novembro, haverá o segundo módulo da Capacitação dos professores! Contará com palestras do Dr. Pedro Paulo Funari/ UNICAMP, Dra. Lourdes Domínguez/Oficina Del Historiador – Cuba, Ms. Raquel dos Santos Funari e Profa. Mônica Bugelli, educadoras.

Dos dias 03 a 08 de novembro começa a segunda fase da Semana de Arqueologia. Nesta etapa as escolas participarão de aulas didáticas e atividades relacionadas à questão patrimonial e arqueologia!!!!

Assim, os objetivos da Semana de Arqueologia são:

- Contribuir para o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural da Baixada Santista;

- Criar um ambiente que promova a reflexão e o debate sobre o conjunto de patrimônios da região (patrimônio arqueológico, histórico, cultural e paisagístico);

- Analisar, junto com a comunidade, a importância do patrimônio cultural abrangido pelo Programa de Pesquisa EMBRAPORT;

- Colaborar para a prática da sustentabilidade e gestão do conhecimento através da participação e capacitação da comunidade.