Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Amiguinhos...

Olá Amiguinhos !!!

Voltei com mais uma novidade para vocês...

Abaixo está o link da entrevista da minha companheira de pesquisa Dra. Erika González e dos meus novos amiguinhos da escola UME Rural Monte Cabrão e UME Rural Ilha Diana.


Espero que gostem e deixe seus recadinhos para mim...

http://www.mundorecordnews.com.br/play/10d70b76-e937-41e7-b6e5-5a0228a68226

9 comentários:

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei de tudo,principalmente da parte de escavar.Um beijo para todos vocês,eu gostei também da Marilaura,do William e do Daniel.Eu espero que eles voltem logo.

Ingrid
8ªano escola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu achei legal.Mais eu gostei mas da Marilaura ela foi muito simpática.Eu espero que ela ensine mas as pessoas,e que ganhe muito sucesso no trabalho.

Viviane
8ªano Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu achei que a semana de arqueologia foi muito interessante porque eu aprendi muitas coisas com a Marilaura,Daniel e o William e eu gostaria que o ano que vem vocês voltem para nos ensinar muitas coisas legais como dessa vez.

Sandra
8ª escola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da aula de arqueologia por que da para estudar e também aprender coisas diferentes e legais.Gostei da Marilaura, William e do Daniel.Eles são muitos legais e divertidos.Um abraço para Marilaura.

Bárbara
8ª Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu adorei escavar,porque é muito interessante,nós vimos muitas coisas legais em baixo da terra,eu me senti como uma arqueóloga de verdade.Eu espero que vocês ensinem muitas pessoas sobre arqueologia.
Beijos pra todos vocês.

Andreza
8ªano escola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da aula de arqueologia,porque os professores são muitos legais.E porque eles procuro e escavou coisas interessantes.Obriagdo pela sua aula.


João Vitor de Aragão
6ªA escola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Obrigada por vocês virem na nossa escola.Eu adorei a semanatodaque vocês ensinaram coisas novas e divertidas.


Mikaella
6ºano esola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

A arqueologia é muito legal!! Quando eu cescer vou ser arqueóloga.


Mayara Kathilyn
5ªA escola Monte Cabrão

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei de escavar,fazer escultura e de escrever.Eu também quero agradecer por todos que vieram ensinar arqueologia para a nossa escola e eu também gostei muito da semana da arqueologia.

Gabryel Lucas
5ª escola Monte Cabrão