Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

3º Dia de Aula Escola da Base

43 comentários:

Documento Ecologia e Cultura disse...

Arqueologia está sendo bom e os alunos da 7a série estão aprendendo muito
NIck> Japa e Cocão
7a Série escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Não são 21 horas, nem 21 dias são 22 anos de pura arqueologia
Nick: Guih
8a Série
escola Marechal do Ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu achei arqueologia muito interessante e adorei a matéria sobre a Ilha Diana
Nick: Morone
7a Série
Marechal do Ar

bruna disse...

nossa foi mui9to legal sujei minha mão toda mas foi legal bjo até o proximo com....

Unknown disse...

obrigada por essa oportunidade que vcs nos deram...quiria muito que tivesse mais aulas...
um grande abraço pra todos os professores que nos ensinaram muito...
mires :)
beijos...

Unknown disse...

[b][i]oi galera do blog saiba q eu adorei muito essa semana da arqueologia.
eu aproveitei bastante pq é só essa semana néh então tem q aproveitar,ah! eu adorei os meus professores:paulinho, vinicius e alineeles eram d+ eu fui na festa de encerramento foi muito legal tambem bjooo gentii eu adorei vcs

Unknown disse...

Foi muito legaal a semanaah da arqueologia na basee omara q vcs voltem ;p

Ps:como vejo todas as fotos q vcs tiraram? c der manda pra mim por email otavio.lost@hotmail.com

Otavio 8°B

Thaís disse...

Adorei essa experiência... mas achei que foi pouco tempo, pois todos adoraram apesar de nos primeiros dias acharem chato.. mas depois ficamos até com saudades.. porque uma semana é muito pouco pra mostrar tudo... com certeza AMEI essa semana de arqueologiia.. pena que acabou =/ mas valeu pelo esforço de vcs.. a gente só tem a agradecer a todos os professores que tiveram paciência com a gente.. e mostraram o que é realmente a arqueologia. valeu mesmo!

Beijo.

Thaís disse...

Adorei essa experiência... mas achei que foi pouco tempo, pois todos adoraram apesar de nos primeiros dias acharem chato.. mas depois ficamos até com saudades.. porque uma semana é muito pouco pra mostrar tudo... com certeza AMEI essa semana de arqueologiia.. pena que acabou =/ mas valeu pelo esforço de vcs.. a gente só tem a agradecer a todos os professores que tiveram paciência com a gente.. e mostraram o que é realmente a arqueologia. valeu mesmo!

Beijo.

Documento Ecologia e Cultura disse...

''Arqueologia''
Eu aprendi muitas coisas boa,eu adorei bastante a arqueologia.Aprendi sobre os indíos,sobre os pescadores,portugueses,casas,cana-de-açúcar e etc...quando eu crescer quero ser arqueologa.
''Eu adoro muito arqueologia''


Ysabelle O. Matias
3ªC Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gosto muito e eu aprendi muito sobre a Ilha Diana,sobre os velinhos que vive sozinhos e eu gostei da aula de teatro da semana da arqueologia.

Pâmela Guimarães
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

A semana da arqueologia
Eu gostei muito da arqueologia,foi muito legal espero que vocês voltem para dar mais aulas que eu adorei.Eu achei muito lindo a arqueologia,muito interessante.
Beijos to te esperando.Ate mais tchau Te amo.

Claudia S.Silveira
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Essa semana de arqueologia foi muito legal com os professores Pedro e Gabriela.Eles são super legais,eles ensinaram como é a Ilha Diana,como as casas de pescadores era antigamente,sobre os portugueses e muito mias.
Obrigada Profº Pedro e Gabriela vocês são muito legais.

Beatriz M dos S.M.Raymundo
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito e espero que tenha o ano que vem.Gostaria de aprender mas sobre arqueologia.Gostei muito de vocês.


Isabella Martins Bezerra
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia!
Eu também gostei das aulas e atividades.A aula e atividade que mas gostei foi a de 4ªfeira quando escavamos.Aprendemos sobre indíso,um pouco mais sobre o Brasil e o que é arqueologia e a Ilha Diana.

Antônio Vitor
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito porque eu aprendi sobre a Ilha Diana e eu muitas coisas novas,adorei os professores,porque eles são muitos pacientes com as crianças.Eu adorei a Semana da arqeuologia o professor Pedro e a Gabriela são muitos legais.

Gabriela Silva
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

A semana da Arqueologia
Eu gostei muito da arqueologia foi muito legal espero que voltem no ano que vem.Eu também gostei das aulas que vocês deram e das brincadeiras.

Leticia Rodrigues de Andrade
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu queria que fosse toda semana de arqueologia de tão legal que é.E eu também adorei os professores Pedro e Gabriela,porque os dois são muito divertidos ,legais e muito mesmo.Eles são uns amores de pessoas,essa semana foi muito divertido e as atividades foram maravilhosas.Eu adorei de verdade,pode ter certeza.


Giovana Lima v.Pereira
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu aprendi muitas coisas, eu gostei da parte que nós escavamos,fizemos bastante coisa com a argila da ProfªGabriela e o ProfºPedro.Eles são muito legais,tambem gostei das casas da Ilha Diana,foi de + a semana da arqueologia,nós tiramos fotos na classe e na sala deles eu amei.

Kevin
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

A arqueologia foi muito bom,nós aprendemos como os pescadores sobrevivem,a Ilha Diana,nós aprendemos a ser ecológicos.


Beatriz Eduarda
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei os portugueses chegaram para ensinar um pouco mais.Eu gostei e espero que vocês voltem para a gente aprender um pouco mais sobre como ser arqueólogo.


Milena G.Ferreira
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da semana de arqueolgia,porque eu aprendi mais sobre a Arqueologia.Os professores Pedro e Gabriela são muitos legais.Eu também aprendi sobre os sambaquis,sobre a Ilha Diana e etc...Eu queria que no ano que vem tivessem semana de arqueologia.


Geovana da Silva Oliveira
3ªA

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostei muito da arqueologia porque me ensinou muito e eu queria que tivesse na 4ªsérie porque eu queria ser professor de arqueologia ,porque é muito legal e eu nunca me esquecerei desse dia.E eu gostei da aula de arqueologia e os professores são maravilhosos.Obrigado ProfºPedro e Profª Gabriela.Beijos espero que vocês voltem para dar muitas aulas legais.


Andrew Luis S.Silva
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu gostari que nos proximos anos os prfessores voltassem a dar aula de arqueologia para nós.Eu gostei muito das aulas, queria ter outras vezes,eu aprendi muitas coisas.Obrigada professores Pedro e Gabriela pelas aulas!!!


Bianca Alves
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu achei essa semana muito legal porque eu conheci a Gabriela e o Pedro,que nós ensinaram muita coisa e o que eu mais gostei foi das brincadeiras,teve uma que nós escavamos,eu achei muitas coisas.E eu queria que tivesse aula de arqueologia todos os dias.Lá nós mechemos com argila eu fiz um vaso e um machado,mas só que eu destrui tudo.Mas o principal de tudo isso é que quando eu crescer eu vou ser arqueóloga.Eu sou a fã numero 1 da arqueologia.
Beijoss.



Larissa P.Silva
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

A semana da Arqueologia foi muito divetido e educativo.No primeiro dia de aula de arqueologia achei bonito o colar de dente de tubarão.E gostei de aprender sobre os sambaquis que quando morriam crianças os indíos colocavam nos sambaquis.E foi muito divertido tio Pedro e tia Gabriela.




Leticia Feles Castilho
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Gostei muito das aulas dos professores Pedro e Gabriela,eles são muito divertido,gostei muito das aulas de arqueologia e das atividades,porque é muito bom aprender coisas novas.


Paloma Vieira Santos
3ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu adorei porque sempre sabendo mais é melhor.E o principal foi as atividades depois das palestras.Os arqueólogos Perdo e Gabriela foram,super simpáticos com os alunos e engraçados também. Eu aprendi sobre a capelas,sobre o Patrimônio Cultural,sobre a Ilha Diana,etc.


Taná Amparo Amado
3ªC escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Eu aprendi sobre os animais com os professores Pedro e Gabriela,e eu tive muitas atividades e adorei a semana da arqueologia.
MUITO OBRIGADA.


Thaynara
3ªC escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Na arqueologia eu aprendi muitas coisas legais, sobre as conchas,indíos,pescadores e barcos.Gostei das atividades e coisas arqueologicas,eu queria que tivesse mas aulas de arqueologia e eu adorei.


JoãoVictor Mazagão
3ªA escola MARECHAL do AR

Documento Ecologia e Cultura disse...

Na semana de arqueologia foi muito boa porque aprendemos muitas cosias interessantes sobre Arqueologia,Patrimônio Cultural,Patrimônio histórico,comoas pessoas sobrevivem e também o que é arqueologia com o professor Pedro e Gabriela.

Diogo
3ªA escola Marechal do ar

thaaaii disse...

pOw! foi muito boum a arqueologia aadoreii , aprender algo q possuu lembrar ou enssinar pra alguém futuramentii , foi mto boum, principalmente sobre o q aprendemos da ilha diana...

Thaina N. Medeiros
7ºsérie

marechal do ar'

Documento Ecologia e Cultura disse...

O Projeto foi muito importante para o conhecimeto,que se aprofundará mais.Além de ser uma oportunidade de conhecer opniões diferents e participarinteragindo com os outro.



Pâmella Bonfim
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Foi uma experiência interativa e criativa,aprendemos um pouco mais sobre a arqueologia e o fato de estudar o passado,de interagir com nosso patrimônio.Curti demais adorei.



Karina
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Esta semana foi muito importante para mim,pois obtevemos o minimo de conhecimento sobre arqueologia,e conhecemos um pouco sobre o mundo dos arqueologos,que pouco a pouco com suas descobertas,descobrem a história do mundo.As aulas foram ótimas e muito interativas.

Eloah
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Basicamente o projeto foi demais,gostei do projeto,em ter se preocupado em levar à nós,a importância de se estudar o passado,de explorar,não só o que esta enterrado e escondido,mas o que somos.Forainterativo,e não tão sério,mas descontraido.Uma experiência diferente.De bônus ainda recebemos um instrutor super bacana,com sutaque portugues,que nos orientou e explicou mais sobre o que representava arqueologia.ADOREI!!


Karina Sanches da Silva
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Gostei muito da aula,os professores são otimos profissionais,essa oportunidade da semana de arqueologia eu aproveitei mesmo.



Renan da S.G.Santos
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Adorei a semana de arqueologia,achei super interessante.O professor é demais,explica super bem.


Leticia Diniz
8ªA escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Arqueologia foi muito legal!!Adorei essa semana.


Henrique
7ªE escoal Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Arqueologia foi muito ''massa'',super mesmo...valeu .

Victor Moraes
7ªE escolaMarechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Essa semana de aruqeologia foi muito maneira.Obrigado.Eu pude aprender várias coisas!!


Hellena
7ªE escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Gostei muito da semana de arqueologia,o professor era muito engraçado aprender divertindo foi muito legal!!

Leonardo
7ªE escola Marechal do ar

Documento Ecologia e Cultura disse...

Aprendi muito essa semana,aprendi coisas que eu nem imaginava que existia.
Semana mostra adorei esse curso!!

Japa
7ªE escola Marechal do ar