Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

1º Dia de Aula de Arqueologia

UMER Ilha Diana

UMER Monte Cabrão

1º Dia das Aulas de Arqueologia


Escola Marechal do Ar Eduardo Gomes

2º Módulo de Capacitação dos Professores