
O evento Patrimônio Cultural - Semana de Arqueologia tem como meta promover o debate sobre o patrimônio cultural da Baixada Santista, bem como transmitir à comunidade escolar o conhecimento adquirido através dos estudos desenvolvidos pelo Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural - Terminal Portuário Embraport.
É um evento que vai dialogar com os professores e alunos da Escola Estadual Marechal do Ar Eduardo Gomes, da UMER Monte Cabrão e da UMER Ilha Diana. Participarão do evento todos os 1.303 alunos do Ensino Fundamental, Ciclos I e II (turmas da manhã e tarde)!!!
A primeira fase do evento já começou!
A partir de agosto/08 foram iniciadas as reuniões de planejamento.
No sábado, dia 25 de Outubro, aconteceu o primeiro módulo da Capacitação dos Professores!! Foi um encontro muito produtivo. Nele discutimos diferentes aspectos do patrimônio cultural existente nos municípios da Baixada Santista, especialmente Santos e Guarujá, como valorizá-los e preservá-los!!!!!
Este encontro contou com palestras da Dra. Erika Robrahn-González, do Dr. Wagner Bornal e, principalmente, com a participação dos professores das escolas envolvidas!!!
No sábado, dia 01 de Novembro, haverá o segundo módulo da Capacitação dos professores! Contará com palestras do Dr. Pedro Paulo Funari/ UNICAMP, Dra. Lourdes Domínguez/Oficina Del Historiador – Cuba, Ms. Raquel dos Santos Funari e Profa. Mônica Bugelli, educadoras.
Dos dias 03 a 08 de novembro começa a segunda fase da Semana de Arqueologia. Nesta etapa as escolas participarão de aulas didáticas e atividades relacionadas à questão patrimonial e arqueologia!!!!
Assim, os objetivos da Semana de Arqueologia são:
- Contribuir para o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural da Baixada Santista;
- Criar um ambiente que promova a reflexão e o debate sobre o conjunto de patrimônios da região (patrimônio arqueológico, histórico, cultural e paisagístico);
- Analisar, junto com a comunidade, a importância do patrimônio cultural abrangido pelo Programa de Pesquisa EMBRAPORT;
- Colaborar para a prática da sustentabilidade e gestão do conhecimento através da participação e capacitação da comunidade.