Contexto

A Oficina Colaborativa aplicada à comunidade da Baixada Santista marca a passagem do conhecimento patrimonial produzido a partir das atividades do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT e da Semana de Arqueologia. O programa citado foi realizado a partir da Arqueologia Colaborativa, onde a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo científico. Neste sentido, a Oficina Colaborativa tem como objetivo firmar, mais uma vez, a proposta de que o conhecimento patrimonial é construído colaborativamente, onde todos são integrantes ativos e protagonistas na busca pela preservação e/ou conservação do Patrimônio Cultural do Brasil.

Desde o início das atividades do Programa, no ano de 2003, o diálogo com a comunidade foi constante. Toda a equipe mostrou-se realmente empenhada no desenvolvimento de um Programa Científico que agrega valores à identidade nacional. Sempre em busca de transparência, expressamos aqui como foram desenvolvidas nossas atividades: - Organização de iniciativas. O Programa de Pesquisa desenvolvido foi realizado em etapas (Diagnóstico, Resgate e Arqueologia Pública). Todas as fases foram realizadas com a participação e diálogo com a comunidade.

- Dimensionamento de esforços
Na medida em que os resultados foram atingidos, eles foram compartilhados com a comunidade por meio de ações de Arqueologia Pública e de sustentabilidade, tais como a “Capacitação dos Professores em Patrimônio Cultural e Arqueologia”, a “Semana de Arqueologia”, a publicação da “Cartilha Patrimonial” etc.

- Diálogo com todos os envolvidos
O diálogo constante com todos os envolvidos e interessados foi essencial. Temos consciência de que nosso trabalho dialoga com três esferas:

- O ambiente interno: formado pelos colaboradores da empresa da EMBRAPORT e da empresa DOCUMENTO;

- O microambiente: formado pelos stakeholders, cientistas, representantes políticos, mídia etc.

- O macroambiente: formado pelas variáveis onde tomamos nossas decisões: institucional, sociocultural, demográfica, tecnológica e econômica.


Objetivos

Os objetivos do Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural foram sintetizados em três grandes itens:

- Produção de conhecimento científico sobre a Arqueologia e a História da região de Santos, contribuindo para a ampliação do conhecimento da cultura nacional;

- Identificação e caracterização das diversas culturas que ocuparam a região, buscando, principalmente, suas dimensões espaciais e cronológicas, assim como sua inserção em contextos arqueológicos e históricos de caráter macro regional;

- Compartilhamento dos resultados científicos com a comunidade, em especial, a comunidade escolar, para incentivar as pesquisas sobre a história de ocupação do município de Santos e do território nacional.


Resultados

- Identificação de 7 sítios arqueológicos;

- Contribuição científica para a compreensão do cenário de ocupação do litoral brasileiro;

- Realização de ações pró-ativas junto às comunidades;

- Compartilhamento e divulgação de conhecimento científico e patrimonial;

- Favorecimento de preservação e/ou conservação do patrimônio cultural da Baixada Santista e do Patrimônio Nacional.

Acesse agora a Wikispaces do projeto, clique aqui!

Para fazer o download da "Cartilha Patrimonial", clique aqui!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

3º Dia de Aula Monte Cabrão e Ilha Diana

39 comentários:

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia por que eu aprendi muitas coisas legais e adorei a marilaura o William e o Daniel, vocêis são muito legais

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia por que eu aprendi muitas coisas legais e adorei a marilaura o William e o Daniel, vocêis são muito legaissner

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Beijos para todos os arqueologos que nos ajudam a conhecer um pouco mais sobre a historia do Brasil

Daniela 8º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito dos representantes e do trabalho deles e também do projeto de arqueologia que foi muito legal e eu gostei desta semana de aula

E um abraço para vocêis Daniel, Marilaura e William

Caroline 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei dessa semana queria que ter mais aula e mais semanas de arqueologia

Marcelo Sales 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito e aprendi muitas coisas e obrigado Daniel, Marilaura e William eu gostei muito de vocêis eu acho que aprendi muitas coisas sobre arqueologia

Carla 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia



Luana 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Caros participantes da Semana de Arqueologia
Foi gratificante ver que o trabalho desenvolvido pela equipe de Arqueologia teve a interação do conhecimento com a prática fazendo com que os alunos tivessem resultados produtivos.
Parabéns a todos os alunos que tiveram a oportunidade de conhecer a história de forma diversificada.
um beijinho a todos
Gláucia ( Assistente de Direção)

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Sobre o blog eu gostei muito das aulas que eles mostraram para a gente e também eu queria mandar um beijo para minha familia e para os professores que é o Daniel William e Marilaura

Andressa 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu quero mandar um beijo para todos os meus amigos mais legais do que tudo

adorei os professores.
Gilda Silva 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu adorei muito o que eles ensinaram e também adorei as atividades e gostei muito de participar dos filmes que eles passaram das brincadeiras e de fazer artezanato e eu adorei o Daniel o William e a Marilaura

Kauãne 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu queria dizer que eu gostei das aulas e queria diser também que os arqueologos estão de parabéns

Miguel 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei mutio da semana de arqueologia eu queria que tivesse toda semana. Muito obrigada por ter me ensinado arqueologia

Crislene 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu adorei as aulas de arqueologia e também os professores e também adoraria que ficase mais tempo aqui na escola para nos aprendermos mais um pouco eu adorei vc's e adorei as aulas bjos

Diane 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu vou escrever um verso
Arqueologia eu aprendi
Arqueologia sempre terei
Arqueologia igual a essa jamais esquecerei
vote sempre Beijo

Angela 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Muito obrigado por esta semana eu consegui aprender muito o que é arqueologia, espero que eu me torne um arqueólogo.

Gabriel 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu achei muito legal por que o Daniel o William e a Marilaura tem algumas palavras que eu não entendi ela falar

Abraços
Kauã 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei da arqueologia foi ,legal eu aprendi muito eu queria falar que vocês vinhese varias vezes

Jessamyne 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Foi muito legal a semana que vocês ficram aqui com a gente, eu queria que vocês ficasem um mês. Muito Obrigado pela semana
Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito do aconteceu essa semana
Quero agradecer o que vocês nos ensinaram!!!
Um beijo para vocês e para todos arqueólogos do Brasil

Géssica 8º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei dos três Arqueólogos por que aprendi muitas coisas sobre a arqueologia e descobrir que nós devemos dar mais atenção e mais valor nas coisas antigas

Gelson 8º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu gostei muito da semana de arqueologia por que eu aprendi muitas coisas legais. Eu também adorei conhecer a Marilaura o William e o Daniel, vocês são muitos legais

Débora 8º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Para todos que estão visitando o blog, eu deixo o meu recado. Quem poder, visite pontos turistico por que é muito legal.

Ramonny 9º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão e Ilha Diana disse...

Eu adorei aprender mas sobre o que é arqueologia, gostei muito desta semana e espero que aconteça mas vezes

Luciana 8ºano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eles fazem as pessoas acreditarem mais na arqueologia e passam para aas pessoas as coisa que eles fazem

Viviane 8º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eua adorei as aulas e por mim eu teria aulas todos os dias e todos os meses e todos dos anos

Raphael 5ºano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu gostei muito da arqueologia os professores forma muito legal com nós eu queria quer eles ficase até o final do ano mas eles tem que pesquisar outras escolas em outros sitios

Wellington 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Os monitores da arqueologia são muito legais e ele explicão tudo direitinho e ajunda a gente a ficar sabendo de tudo e ninca esquece a arqueologia e muito legal.

Jonata 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

A arqueologia foi lagal eu quero de novo com novas brincadeiras legais

Robert 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Um recado que eu quero deixar e que a semana de arqueologia é muito legal é nós aprendemos como é a vida de um arqueologo

Mila 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu gostei muito mais que todo mundo dessa escola e talvez do mundo todo isto vocês sabe que eu gosto de todas as atividades dessa escola.

Jonas 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Espero que os arqueologistas voltem mais vezes para que possam nos ensinar mais coisas

Rainara 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu gostei muito sobre arqueologia e quero que venha de novo visitarmos e também eu gostei muito de escavar de procurar as coisas na terra eu adorei muito

Sabrina 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu adorei esse projeto semana de arqueologia as bricadeiras os videos as danças e os nossos professores o tio Daniel nossa prof Marilaura eo prof William eu adorei tudo é tudo de bom
VocÊ tem que participar

Jhuliane 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu sou Bruna tenho 11 anos eu moro aqui em santos, eu gostei muito dessa semana de estar com vocês eu agradeço muito eu me diverti muito.

Bruna 6º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

William, Marilaura. Daniel eu entendi tudo o que vocês explicaram eu gostei muito, que pena que já esta acabando, eu queria que vocês ficassem mais uma semana.
Eu espero que vocês sempre venham na nossa escola, para nós aprenderem mais com vocês
Eu gostei muito de todos vocês

Rafaela 7º ano Monte Cabrão

Monte Cabrão Ilha Diana disse...

Eu queria mandar para os arqueologos eu gostei muito da aula da arqueologia por que os professores é muitolegal e muito por que eles procuram e escavam coisas interesantes

Documento Ecologia e Cultura disse...

Escola: EE MAl. do Ar. Eduardo Gomes
Série: 3º B
Aluno: Eduardo Victor O da Silva
Semana da Arqueologia
Foi Uma semana muito especial eu aprendi como ser arqueólogo.Como Os arqueólogos rscavam, como os índios fazem vasos, bonecos e estatuas. E eu aprendi sobre os Sambaquis, sobre os Tupis e sobre a Ilha dos pescadores e também a Ilha Diana.

Documento Ecologia e Cultura disse...

Kallany Andrade dos Santos
Idade: 10anos
Ilha dos Porcos

Eu gostei porque falou de muitas coisas conhecidas, sobre índios sobre portugueses.
Falou sobre geografia a prendi mais do Guarujá e aprendi escavar e ganhei um chapéu e um diploma, fiz muitos desenhos. Aprendi sobre o Tupi sobre a Ilha dos pescadores reclamava da Ilha dos Porcos.